Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa de telemarketing é condenada em processo de operador que trabalhava de madrugada

    Entenda o que muda no trabalho noturno em Call Centers

    Publicado por Edgar Yuji Ieiri
    há 4 anos


    Em regra, os trabalhadores que se submetem a uma jornada diária de 6 horas de trabalho, cumprem jornada semanal de 36 horas.

    A jornada diária de 6 horas implica em um intervalo de 15 minutos para descanso, a teor do que determina o parágrafo 1º, do artigo 71, da CLT:


    “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas).
    § 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.


    Contudo, há de se ter em mente que se a jornada de 6 horas for praticada em horário noturno (que é após às 22:00) o trabalhador passará a fazer jus a um intervalo de 1 hora.

    Isso porque, a hora noturna é reduzida de modo que a hora deve ser computada como de 52 minutos e 30 segundos, de acordo com o que determina o parágrafo 1º, do Art. 73, da CLT. Vejamos:


    “Art. 73 – Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
    § 1º - A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.


    Da mesma forma, no cálculo geral, o trabalhador se ativará além da 36ª hora semanal, fazendo jus ao pagamento das horas excedentes.

    Diante de tal entendimento é que um operador de Telemarketing ajuizou, através de nosso escritório, ação contra a sua ex empregadora – SITEL DO BRASIL LTDA – que foi condenada ao pagamento de horas extras além da 6ª diária/36ª semanal e horas extras decorrente do intervalo.

    Nesta ação, o trabalhador tinha jornada compreendida entre as 23h40 e 06h00, com vinte minutos de intervalo.

    Em razão da jornada noturna ser reduzida, o reclamante trabalhava além das 6 horas diárias e da 36ª hora semanal:


    23h40 às 06h = 6 horas de trabalho em período noturno (considerando intervalo de 20 minutos)

    06 horas noturnas x 1,1428 = 6,8568 horas noturnas reduzidas


    Portanto, o reclamante trabalhava 6,86 horas por dia e 41,16 horas semanais, considerando a redução da hora noturna

    Analisando o caso, o juízo da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou a SITEL ao pagamento de horas extras:


    “...Entre 01/03 de 2018, fl. 173, e 03/07/2018, fl. 178, tempo no qual a autora laborou das 23:40 às 6h da manhã, sim, há diferenças de horas extras.
    Com efeito, descontando-se o intervalo de 20 minutos, a reclamante laborava 6 horas, sendo 5h e 40 minutos sob o regime de horas noturnas reduzidas e 20 minutos, pausas da NR-10, sob o regime normal, e a partir daí resultasse que a reclamante, em verdade, laborou 6h e 48 minutos por dia de trabalho, critério que não foi adotado pela 1ª reclamada.
    As pausas da NR-10, por disposição expressa da norma, integram a jornada de trabalho, e então, 5h e 40 min diários sob o regime da hora noturna reduzida redundam em 6h e 48 minutos por dia de trabalho...”
    “... No tocante ao intervalo intrajornada, como habitualmente houve trabalho além de 6 horas por dia, de fato, o intervalo intrajornada não deveria ser de 20 minutos, mas de uma hora art. 71, caput, da CLT e item IV da súmula 437 do c. TST...”
    (Observação: a despeito da sentença se referir à NR-10, trata-se de erro material. A Norma Regulamentadora das atividades de Telemarketing é a NR-17)


    Portanto, os trabalhadores que se submetem à jornada de 6 horas no período noturno, devem se ater a tais questões pois podem ter direito ao recebimento de Horas Extras.

    • Sobre o autorAdvogado pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
    • Publicações115
    • Seguidores198
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações331
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-telemarketing-e-condenada-em-processo-de-operador-que-trabalhava-de-madrugada/919262154

    Informações relacionadas

    Breno Rivas Souza Lima, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de Petição para Quebra do Sigilo Processual (Retirada do Segredo de Justiça)

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 437 do TST

    Fernanda Kurita, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Atendente de telemarketing tem direito a pausas durante a jornada de trabalho?

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 8 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-85.2015.5.02.0714 SP

    Adriano Martins Pinheiro, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Operador de telemarketing e horas extras (limitação de 6 horas diárias)

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    . continuar lendo